Deputados vão ao ICHS para discutir ataques às universidades públicas

Cortes orçamentários foram tema do debate, mediado pela professora Elisa Guaraná

  – por Mariana Lima

 

No dia 3 de junho, o deputado Federal Glauber Braga (PSOL) e o deputado Estadual Waldeck Carneiro (PT) estiveram na Rural para discutir a atual situação da educação pública no Brasil. Os deputados e o reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, participaram de um debate sobre os cortes orçamentários em universidades federais. O evento aconteceu no auditório Paulo Freire (ICHS) e teve a mediação da professora Elisa Guaraná, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade.

O encontro foi aberto com um comentário do reitor acerca da Universidade. Ele ressaltou que a Rural é caracterizada por um perfil de Baixada Fluminense e abrange alunos de diversas regiões e classes sociais. “Somos uma referência para o município de Seropédica e para toda a Zona Oeste do Rio. 80% de nossos alunos provém dessas regiões. Dois terços deles são oriundos de status sociais com renda per capita inferior a dois salários mínimos”, afirmou. Segundo o reitor, a Rural fará um grande esforço para se manter funcionando após a redução orçamentária anunciada pelo governo. Ele destacou que a decisão do MEC representa uma violência contra a Instituição, e faz parte de um projeto que busca prejudicar o acesso das classes populares à educação de qualidade.

O deputado Glauber Braga deu continuidade ao debate, enumerando uma série de inquietações sobre a educação pública no Brasil. A partir da indagação “o que está por trás dos cortes?”, ele pontuou que o governo parece estar disposto a diminuir, de maneira progressiva, os recursos que seriam destinados à educação. Segundo Glauber, isso se deve a uma intenção latente de  extinguir o pensamento crítico no país. O deputado brincou que, em sua avaliação, a realidade aponta para algo que poderia ser chamado de “teoria da conspiração”, mas não o é. Para ele, o atual governo pretende “abrir espaço para promover, no futuro, uma privatização concreta dos serviços relacionados à educação pública no Brasil.”  Para sustentar seu ponto de vista, citou, como exemplo, um vídeo que circulou no período da campanha eleitoral, em que o filho do presidente da República – Eduardo Bolsonaro, hoje presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados – defende a política de vouchers. Esse sistema, que consiste na entrega pelo Estado de vales para matrícula de estudantes em instituições privadas, parte da ideia de que o ensino deve ser lucrativo.

O deputado Waldeck Carneiro endossou as reflexões trazidas por Glauber Braga e fez menção a Paulo Freire, educador cujo nome do auditório em que acontecia o evento homenageia. Para o deputado, os pensamentos deste filósofo e professor podem ajudar a superar esta página extremamente conservadora, reacionária e obscurantista da história brasileira. Ele ressaltou também que as redes sociais tiveram papel central e preponderante nas últimas eleições. Segundo Waldeck Carneiro, o anonimato possibilitado pelas mídias digitais produz uma espécie de “blindagem” no usuário; torna-se muito mais fácil disseminar argumentos primitivos, marcados por ferocidade e intolerância. De acordo com a análise dos dois deputados, parece haver um projeto elitista que visa excluir as classes populares das universidades federais, tornando-as privadas; a primeira estratégia para isso seria depreciar a imagem que estas instituições têm agora, definindo-as como lugar de “balbúrdia”, bagunça, depravação.

A palestra durou cerca de duas horas. O debate foi aberto, na parte final, para que os deputados respondessem perguntas dos alunos. Os estudantes que estiveram no evento irão receber certificado de atividades complementares.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages